Pular para o conteúdo principal

PUSP-L e Diretoria da EEL foram à Reitoria da USP em busca de soluções emergenciais devido aos danos provocados pelas chuvas que atingiram a Unidade

Na última quinta-feira, dia 02 de março de 2023, a Diretoria e a PUSP-L da Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da USP, estiveram na reitoria da Universidade para participar de uma reunião emergencial a fim de buscar soluções imediatas para sanar os inúmeros estragos causados pela forte chuva que atingiu a Área I da EEL no dia 27 de fevereiro. Participaram da reunião o Prof. Silvio Silverio da Silva, acompanhado do vice-diretor Prof. Durval Rodrigues Junior, e o Prefeito do Campus de Lorena, o Prof. Amilton Martins dos Santos, o Magnífico Reitor, Prof. Carlos Gilberto Carlotti Junior e o Superintendente de Espaço Físico da USP (SEF), o Prof. Miguel Antonio Buzzar. Na ocasião foram apresentadas as eles, pelos dirigentes da Unidade de Lorena, todas as demandas do Campus e especialmente a situação dos telhados dos prédios mais afetados.  A Reitoria e a SEF se prontificaram em atender as demandas apresentadas.

Nesta semana um representante da SEF esteve na EEL para avaliar a situação.

Diante do ocorrido, a Prefeitura do campus USP de Lorena (PUSP- L) emitiu um comunicado descrevendo quais as medidas estão sendo tomadas para restabelecer, o quanto antes, o atendimento de alunos, funcionários e docentes dos prédios afetados:

Dando continuidade às tratativas para solucionar os problemas causados pela tempestade com fortes ventos e chuvas que assolou parte da nossa cidade, e em particular a área I do campus USP de Lorena, trazendo danos principalmente aos telhados das edificações, resultando em infiltrações severas e alagamentos no interior dos prédios, como já anteriormente divulgados por esta Prefeitura através da mensagem de e-mail enviada a todos na noite do incidente (mensagem esta que somente pode ser efetivamente entregue a todos na manhã do dia seguinte, pois até mesmo o servidor de e-mails foi afetado e ficou temporariamente inoperante), vimos informar o que segue:

Contando com o importante trabalho da equipe terceirizada de limpeza e dos servidores de áreas verdes, manutenção e técnicos do campus, os danos foram minimizados já a partir da manhã do dia 28/02/2023 e seguem em curso nos telhados, vias, e áreas verdes afetadas. Cabe salientar que com o grande volume pluviométrico em pouco tempo de chuva, muitas calhas dos telhados, não suportaram tamanha vazão e acabaram por transbordar levando as águas das chuvas para o interior dos prédios, como podemos citar os exemplos dos prédios da Biblioteca e da Engenharia de Produção. Entretanto, após filmagens com o drone da Guarda USP, verificamos danos em infraestrutura nos telhados do COTEL, da Biblioteca e do prédio dos laboratórios das Engenharias/Físicas/Ambiental.

Na reunião emergencial realizada em 02 de março foi definido o que segue: 

  1. Telhados da EEL: Prioridade para o Projeto de reforma dos telhados do campus (Áreas I e II), já elaborado pela Seção de Projetos da PUSP-L, o qual se encontra tramitando na SEF para avaliação e aprovação. Importante salientar que em alguns casos, trata-se de reforma estrutural nos telhados, e não apenas de substituição de telhas, portanto estes projetos precisam necessariamente da aprovação da SEF. Dada à urgência na resolução deste problema (antigo em nossa unidade e que se agravou com a tempestade do último dia 27/02), e considerando as limitações da SEF, atualmente com um número muito reduzido de servidores, ficou acordado entre a Reitoria, SEF, PUSP-L e Diretoria EEL, que tanto a contratação de empresa para a execução dessas obras, bem como o seu acompanhamento (medições), serão realizados pela própria PUSP-L. Assim sendo, nossa equipe já está tomando providências e, junto com a Seção de Compras, a fim de dar a devida celeridade na contratação de empresa para a execução dessa reforma, estimada hoje em aproximadamente R$ 3.000.000,00.

 

  1. Reforma da Biblioteca: O projeto de reforma da biblioteca já tramitava na SEF desde 2020, com uma previsão de obras somente no telhado. Entretanto, após diversas tratativas no projeto, verificou-se a necessidade de incluir alterações tais como: iluminação, rebaixamento de teto, acessibilidade, nova distribuição de espaços e por fim o telhado.

 

Destacamos aqui que no momento há limitações na SEF, a qual atualmente passa por um processo de reestruturação com a contratação de 19 novos servidores (Engenheiros Civil, Elétrico, Estruturas e Arquitetos). A atual Gestão da USP sempre esteve ciente das limitações desta Superintendência, e não está medindo esforços para a resolução imediata das demandas de TODA a Universidade. Assim, a contratação do projeto executivo para nortear toda a obra necessária na biblioteca do campus de Lorena será executada pela SEF em caráter de urgência, já a partir desta semana, fazendo com que a reforma e adaptação do prédio que virá a se tornar a nova biblioteca, com acessibilidade e modernos espaços, se concretize com a maior celeridade possível.

Destarte, os servidores da Biblioteca da área I foram temporariamente remanejados para outros prédios e estão trabalhando em adequações emergenciais para que ninguém fique sem atendimento.

 

  1. AVCB – O projeto técnico para a obtenção do AVCB das áreas I e II do campus USP de Lorena já se encontra aprovado no Corpo de Bombeiros e o conseguinte projeto executivo foi contratado e entregue à nossa Unidade em 2020. Ato contínuo, seguindo as alterações físicas de acessibilidade e segurança, obtivemos o primeiro AVCB parcial da área I do campus em 2022. Após a reunião de 02/03/2023, enviamos à SEF, todos os arquivos e plantas referentes ao projeto executivo recebido pela PUSP-L, bem como o cronograma de atendimento para o próximo AVCB, a ser obtido na área II deste campus conforme acordado com o Ministério Público Estadual. A SEF está avaliando com seus engenheiros e arquitetos todo este material, para que possamos adequar as possíveis necessidades e atualização do projeto, e enfim seguir com as próximas obtenções de AVCB na EEL.

Permanecemos à disposição,

PUSP-L.