Pular para o conteúdo principal

2º Comunicado à Comunidade Acadêmica da EEL-USP. 03/10/2023

A Diretoria da EEL-USP e a Prefeitura do Campus USP de Lorena (PUSP-L) gostariam de comunicar, de forma clara e transparente, o andamento das ações de melhorias de infraestrutura no Campus.

 

Ao assumir a Diretoria da EEL-USP em 25/07/2020, a atual gestão procurou encontrar formas de melhorar a infraestrutura existente, que não passava por ações de reformas há décadas, mostrando grande necessidade de intervenção de obras civis e de infraestrutura (equipamentos, internet, instalações elétricas etc.).

 

Mesmo tendo gerido a EEL por mais de 2 anos em pandemia, foi possível acrescentar mais de 14 milhões de reais ao nosso orçamento, praticamente triplicando os recursos para investimentos, principalmente objetivando melhorias na infraestrutura de ensino. Isso é inédito para Lorena, e deve ser visto como comprometimento da Diretoria e da Reitoria em melhorar as condições do Campus.

 

Todas as salas de aulas da Área I e da Área II passarão por intervenções específicas, com trocas de pisos, instalação de forros de gesso, compra e instalação de climatização, novos projetores multimídia, novas mesas e cadeiras para alunos e professores, novos equipamentos de informática em todos os laboratórios didáticos e salas Pro-Aluno, novo mobiliário e capelas em todos os laboratórios didáticos da Área I e da Área II.

 

Cada uma destas intervenções exige processos de compra com características específicas. Para preparar e alterar definitivamente nosso Setor de Compras, colocando-o em condições de executar estas enormes tarefas, trouxemos e treinamos funcionários advindos dos Departamentos da EEL. Hoje temos praticamente o dobro da capacidade de contratações do que tínhamos até 2020, com segurança e eficiência. Pela primeira vez na história da EEL contratamos processos de quase 3 milhões de reais (reformas). Muitas contratações ainda apresentam atrasos, e temos consciência de que o novo sistema ainda precisa de melhorias.

 

Seguem algumas informações para acompanhamento das ações.

 

 

Novo Anfiteatro e Auditórios

 

O novo anfiteatro da EEL foi liberado no segundo semestre de 2022 e está em livre utilização. Estamos constantemente adquirindo novos equipamentos para o local. Em breve serão instalados projetor multimídia laser de alta resolução, tela motorizada de 300 polegadas, equipamentos de sonorização, iluminação cênica e multimídia. A maioria dos equipamentos já foram entregues. Está sendo contratada empresa especializada para as instalações, seguindo projeto preparado junto à STI.

 

Outros 3 auditórios da EEL foram reformados, auditório principal, auditório do polo e miniauditório do DEMAR. Foram feitos rebaixamentos e readequações dos tetos, instalação de novas poltronas, colocação de piso frio, pintura das paredes e modernização das iluminações. Na sequência, quando o excesso de obras permitir, serviço similar será feito no auditório da Biblioteca e em espaços dos outros Departamentos.

 

 

Liberação de uso e reformas da Biblioteca da Área I

 

Após intensas chuvas no primeiro semestre de 2023, a PUSP-L e a Diretoria tiveram que interditar a utilização da Biblioteca da Área I, principalmente para segurança de alunos, servidores e docentes.

 

Foi feito um mutirão para reforma emergencial dos espaços utilizados pelos alunos, que foram finalizados durante as férias de julho/2023. Hoje as salas de estudo e de informática da Biblioteca estão liberadas para todos os alunos. A climatização ainda exige alguns cuidados, estando como prioridade em nossas ações.

 

A correção do telhado central da Biblioteca, com melhorias de acessibilidade e permanência estudantil, está sendo tratada pela PUSP-L junto à Superintendência do Espaço Físico (SEF) da USP. Teremos grande alteração da infraestrutura, com novo mezanino e salas de estudo e trabalho para todos os usuários.

 

Reformas dos ambientes didáticos

 

Verificando a necessidade de grandes intervenções, a Diretoria e a PUSP-L fizeram uma grande ação de levantamento de necessidades, que culminou em um projeto cuidadoso de intervenções físicas em TODA a Escola. Este projeto foi enviado para avaliação e correção pelo Setor de Compras, gerando processo de contratação de empresas de grande porte que mostrassem capacitação para a execução.

 

A empresa contratada por Licitação analisou os ambientes a serem reformados e sugeriu o início das obras pela Área II. No dia 05/04/2023 foi realizada reunião com todos os Chefes de Departamentos, Coordenadores de Cursos, Presidentes de Comissões Estatutárias, Diretoria e PUSP-L, quando o representante da empresa contratada apresentou a forma como as ações seriam realizadas.

 

Após a contratação e início das obras, a PUSP-L é responsável pelo acompanhamento das obras, inclusive pela verificação de itens executados que permitem o pagamento. É pago somente o que é executado.

 

Como já é de conhecimento de todos, existiram atrasos, inerentes a obras. No entanto, de forma clara e transparente, foi encontrado um erro no Projeto, que exigiu a definição de um aditivo para instalação das janelas de vidro temperado nas salas de aula, conforme havia sido colocado no projeto. Esta definição atrasou a obra por algumas semanas, sendo que a empresa não parou, mas reduziu seu ritmo de trabalho. Qualquer um pode verificar que as intervenções estão em ritmo acelerado neste momento. Pedimos a compreensão de todos, pois estamos trabalhando para o bem e melhoria de toda nossa infraestrutura.

 

Em breve será finalizada a intervenção na Área II, por onde a obra foi iniciada por sugestão da empresa. Ao término da obra na Área II, levaremos aulas da Área I para a Área II, permitindo iniciar as intervenções na Área I. Estamos, através da PUSP-L e junto à CG, equacionando a logística de transporte e de fornecimento de refeições na Área II ao levarmos mais alunos para lá.

 

Vejam que é tudo muito complexo, mas temos grande interesse em melhorar a infraestrutura para todos, discentes, docentes e servidores. As normas e legislações que a USP tem que seguir aumentam em muito os prazos desde a definição de necessidades e a efetiva contratação. Mas caminhamos bem na otimização de cada etapa, sem recriar o que já existia.

 

Nas últimas semanas foi mais bem definido com a empresa contratada o cronograma de atuação para a continuidade das reformas. Nesta quarta-feira, dia 04/10/2023, teremos nova reunião com a empresa, procurando sempre agilizar as intervenções.

 

 

Climatização das salas de aula e dos laboratórios didáticos

 

Nestes recursos financeiros inéditos está incluída climatização de TODAS as salas de aula e TODOS os laboratórios didáticos da Área I e da Área II. O projeto dos equipamentos foi realizado pelo Vice-Diretor juntamente com o eletricista Marco Ramos. Foram definidas carga de refrigeração em excesso em cada espaço, permitindo ampliações futuras.

 

O Setor de Compras, com o projeto em mãos, definiu o Edital de contratação que está em fase de publicação. Decorridos os prazos e recebidos os equipamentos, providenciaremos suas instalações em regime de urgência. As instalações precisaram ser contratadas em outro processo.

 

Neste meio-tempo, todos sabem as dificuldades que estamos passando, com algumas salas sequer com um ventilador em funcionamento, nesta época de grande calor. Procurando sanar estes problemas, disparamos contratações emergenciais para manutenção dos aparelhos de ar-condicionado que estejam parados, além da compra de ventiladores de pedestal para minimizar o desconforto térmico enquanto os novos condicionadores de ar não chegam.

 

Nossa previsão é que teremos estas melhores condições de trabalho para o início das aulas de 2024. Estamos trabalhando para antecipar ao máximo esta previsão.

 

Mobiliários e capelas para os laboratórios didáticos

 

Foram obtidos recursos, feito processo de contratação e instalação de novos mobiliários e capelas para os laboratórios didáticos da Área I, principalmente para os laboratórios utilizados por docentes que ministram aulas que exigem manuseio de reagentes. Estes espaços na Área I estão em plena utilização, com segurança para alunos, servidores e docentes.

 

O mesmo está sendo feito na Área II, principalmente voltados para EM e EF, mas não somente. Existiam as definições de laboratórios e seus responsáveis, mas ainda sem projetos finalizados e sem recursos financeiros definidos. No primeiro semestre de 2023 solicitamos aos Coordenadores de Cursos para que discutissem junto aos docentes e responsáveis pelas disciplinas quais seriam as necessidades, e finalizassem os projetos de mobiliário. De posse deste projeto, a Diretoria da EEL conseguiu definir e liberar os recursos financeiros necessários, que não existiam. No momento está em fase de publicação o Edital de contratação de empresa para confecção e instalação deste mobiliário. Deve ser lembrado que estes laboratórios serão finalizados após muitos anos da construção do prédio de EM (terminado em 2005 e liberado para uso em 2008).

 

 

Compra e substituição dos mobiliários das salas de aulas

 

Todas as salas de aula terão agora mobiliário padrão, constituído de mesinha e cadeira. Não utilizaremos mais cadeiras com braços para escrita. Este novo mobiliário foi definido pela Comissão de Graduação junto aos alunos e Coordenadores de Cursos, que ouviram os docentes e alunos.

 

Todo este novo mobiliário já foi adquirido e está para ser entregue na EEL-USP. Já faremos as entregas diretamente nas salas onde os mobiliários serão substituídos. Estamos verificando as possibilidades na USP para doação do mobiliário antigo para escolas e instituições da região.

 

 

Compra e substituição dos equipamentos de informática

 

Todos os computadores dos laboratórios didáticos de informática e das salas Pró-Aluno da Área I e da Área II estão sendo substituídos por equipamentos de última geração. Aproveitaremos também para melhorar o parque instalado nas bibliotecas e nos Departamentos da EEL. Além disso, ampliaremos a disponibilidade de equipamentos instalando os computadores antigos, após revisão, em novos laboratórios didáticos na Área I e na Área II.

 

Houve um atraso na aquisição dos computadores devido a recursos apresentados por fornecedores. Isso já era esperado, devido ao grande interesse que um processo de compras como esse desperta a atenção dos fornecedores. No momento estamos em finalização das discussões e as contratações devem acontecer em breve. Prevemos que os novos equipamentos estejam à disposição ainda este ano, mesmo com um infeliz atraso devido aos recursos dos fornecedores.

 

 

Compra e substituição dos projetores multimídia

 

Todas as salas de aula e laboratórios didáticos terão projetores multimídia em excelentes condições. Fizemos a compra, e já foram entregues, de um grande número de projetores, gaiolas de instalação e cabeamento de ligação. Todos estes materiais já estão disponíveis, aguardando somente a finalização das obras de reformas. Os equipamentos serão instalados assim que as salas forem sendo liberadas pelas obras.

 

 

Implantação de Backbone Óptico nas Áreas I e II

 

Encontra-se em fase de contratação, o serviço de construção e instalação de rede de canalização subterrânea e instalação de rede óptica externa para projeto de backbone externo (rede em anel óptico) em toda a EEL. Este projeto da nova rede da EEL - USP foi desenvolvido sobre fibras monomodo, infraestrutura óptica que permite a todos os pontos de acesso, as novas tecnologias de conectividade com velocidades de conexão ainda mais elevadas e hoje presentes na rede USPnet. Este projeto completo totaliza o valor de R$ 4 milhões de reais.

 

 

Liberação de espaços físicos para as entidades estudantis na Área I e na Área II

Como já foi divulgado, houve a liberação de salas no Centro de Vivência da Área I para algumas entidades estudantis. Estas ocupações foram definidas pelo Diretório Acadêmico após reunião com as entidades estudantis, solicitada pela Diretoria. Ocupam espaços o Diretório Acadêmico, os Centros Acadêmicos da Área I (EQ, EB, EA e EP), a Mamuteria, a Atlética e as empresas Júnior. Desta forma, ocupa-se um espaço que foi criado para este fim em 2011-2012, que estava fechado desde então.

 

Como não foi criado espaço similar na Área II, apresentamos projeto para criação de espaço envidraçado similar junto ao RU da Área II. Desta forma ofereceremos espaço adequado para os Centros Acadêmicos de EM e EF. No entanto, está sendo finalizado o projeto e precisaremos ir atrás de recursos financeiros para construí-lo. Enquanto isso não ocorre, o CAEM e o CAEF continuarão utilizando a sala EF-05 na Área II.

 

 

Correção dos telhados da Área I e da Área II

 

Desde a construção das instalações físicas na Área I e na Área II há muitas décadas, pouca manutenção ocorreu em nossos telhados de cobertura. Isso tem acarretado grandes problemas de infiltrações e entrada de água das chuvas, que danificam equipamentos e instalações. Um exemplo clássico são as interligações dos galpões do DEMAR, o prédio de Ciência da Madeira e laboratórios do DEQUI, dentre muitos outros. Nestes espaços temos milhões de reais em equipamentos de pesquisa e didáticos.

 

A PUSP-L, juntamente com a Diretoria, fizeram grande esforço para finalizar o projeto de intervenção em todos os telhados da EEL, começando pelos citados acima e continuando para todas as outras coberturas.

 

O projeto foi extenso, o Edital de contratação foi publicado e o processo de análise de documentação foi iniciado em 18/09/2023. Prevemos que a contratação de empresa habilitada aconteça em breve, antes do período de chuvas intensas. Estamos acompanhando diariamente a situação dos laboratórios, aplicando soluções emergenciais quando necessário, enquanto a contratação não acontece.

 

Deve ser dito que muita discussão e apresentação dos problemas aconteceu nos últimos anos, todos corretamente apresentados. Mas somente agora uma intervenção real e profissional está sendo realizada.

 

 

Permanência e acolhimento estudantil

 

Procurando impactar positivamente na permanência estudantil no Campus, a PUSP-L está finalizando o projeto e trabalhando na contratação de novos espaços dentro do Programa Pertencer, da Reitoria. Teremos duas praças na Área I (próximo ao Centro de Vivência e próximo ao Cotel) e uma praça na Área II (próximo ao RU), em que serão instalados redários, equipamentos para exercícios físicos, e espaços para convivência. Os projetos estão finalizados e as contratações das obras devem acontecer em breve, com previsão de finalização em 2024.

 

Além destes espaços, em todas as novas obras estarão sempre sendo incluídos espaços de convivência para alunos, docentes e servidores.

 

 

Contratação de docentes

 

Este é um ponto importante que necessita explicações claras, transparentes e precisas.

 

Desde a incorporação da antiga FAENQUIL pela USP em 2006, criando a Escola de Engenharia de Lorena (EEL), as gestões têm atuado procurando contratar o número de docentes e servidores necessários. Trata-se de uma tarefa árdua, que a atual gestão sempre participou ativamente (podemos descrever cada momento histórico com muita propriedade).

 

Neste momento, a Diretoria entende que a contratação de temporários nunca foi solução definitiva. Isso é corroborado pelos posicionamentos do Tribunal de Contas (TC), que define as regras deste tipo de contratação, entendendo que são servidores e docentes que recebem muito menos por serviços muitas vezes similares aos realizados por aqueles que recebem um salário integral. Este sempre foi o entendimento dos atuais Dirigentes da EEL.

 

Portanto, apresentamos, em várias reuniões com a Reitoria, a atual necessidade da EEL para manutenção de suas atividades e de seus cursos. Mostramos à Reitoria que a aprovação das criações dos cursos novos pelo Conselho Universitário em 2011 previa contratações de números necessários de docentes e servidores, além de infraestrutura laboratorial. Mostramos que a EEL deve ser tratada como exceção dentro das discussões, por se tratar de nova Unidade da USP, que continua em constante processo de institucionalização. Além disso, a EEL tem dois quadros que executam as mesmas atividades e têm a mesma importância dentro da Unidade, aqueles oriundos da SCTI-SP e aqueles concursados USP.

 

A Reitoria propôs uma lista de contratações verificando a redução do quadro docente em 2022 em comparação àquele existente em 2014. Isso mostrou que a EEL aumentou em 97,7% seu quadro docente no período 2014-2022, o que levou a reitoria a não definir contratações para a EEL dentre as 876 vagas aprovadas naquele momento. Informamos insistentemente que em 2014 a EEL estava apenas começando a contratar seus docentes por concursos iniciados em 2012-2013, o que deturpou os números utilizados. Neste momento existe uma grande discussão em toda a USP quanto a essas vagas abertas.

 

Para a EEL, que continua apresentando à Reitoria suas necessidades de contratações devido a aposentadorias, falecimentos e demissões, já nos foi permitida a utilização dos recursos orçamentários relativos a estes desligamentos quando eles ocorrem para o pessoal da SCTI-SP. Já utilizamos este expediente, mostrando à Reitoria que poderemos abrir 3 concursos docentes e 4 processos seletivos para servidores. Os pleitos estão na Reitoria, para aprovação. Neste momento estamos com 2 concursos docentes e 6 processos seletivos para servidores em andamento, além daqueles que aconteceram nos últimos anos.

 

Para o pessoal do quadro da USP, a Reitoria já confirmou o retorno das vagas após estes desligamentos, porém após a solicitação da Unidade e somente para 2024. Os Departamentos que tiveram docentes nesta situação já fizeram solicitações de reabertura das vagas, que foram devidamente encaminhadas à Reitoria, a qual se manifestou que poderão ocorrer em 2024. Estamos prontos para enviar todas as documentações novamente logo no início do próximo ano.

 

Esta utilização orçamentária devido aos desligamentos, que é importante para manter a sanidade financeira da USP e concordamos totalmente, deve ser vista com outros olhos quando se trata da EEL-USP. As necessidades da EEL são muito distintas quando comparadas às das outras Unidades mais antigas da USP.

 

 

FINALIZANDO

 

Neste Comunicado procuramos, de forma clara e transparente, apresentar os estágios atuais de todas as melhorias de infraestrutura. Além de apresentar as dificuldades e os atrasos. Poucas Unidades da USP estão em franca melhoria como a EEL, talvez nenhuma do ponto de vista das instalações didáticas.

 

Queremos manifestar nosso compromisso com a conclusão das reformas e de todas as intervenções e correções, a fim de melhorar a infraestrutura da EEL-USP. Os recursos financeiros estão garantidos desde o início destas ações, cuidado tomado por nós anteriormente a qualquer decisão.

 

O nosso compromisso também possui enfoque em aumentar e capacitar nosso corpo docente e de servidores, melhorando o oferecimento dos serviços à Comunidade Acadêmica.

 

Procuraremos manter um canal de comunicação constantemente aberto para informar o andamento das melhorias de infraestrutura. Uma forma que está sendo providenciada é a criação de um link na página da EEL, onde manteremos a Comunidade Acadêmica constantemente informada quanto aos progressos conquistados.

 

Além disso, todos os estudantes, professores e funcionários sabem que mantemos canais abertos de comunicação com todos. Nossas portas estão sempre abertas.

 

A obtenção de recursos nos montantes apresentados e a clareza em sua utilização são inéditas na EEL, implantadas por esta gestão desde o primeiro dia. O gerenciamento das obras está sendo realizado pela PUSP-L após contratações.

 

Este nosso compromisso com a melhoria da qualidade das instalações e do ambiente de ensino na EEL-USP trará benefícios a toda a comunidade acadêmica.

 

 

Atenciosamente,

A Diretoria da EEL-USP.

A Prefeitura do Campus USP de Lorena - 03/10/2023