Comunicado da Diretoria da EEL à Comunidade Acadêmica. 28/09/2023

A Diretoria e as Chefias de Departamento se solidarizam com as reivindicações dos  alunos da Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da USP e ressaltam que alguns dos itens da pauta apresentados pelos representantes discentes são importantíssimos para a Unidade e vêm sendo discutidos com a Reitoria desde o início desta gestão da Diretoria.

Em relação aos temas específicos, a Diretoria declara:

1. Contratação de docentes
A distribuição de vagas de docentes em todas as Unidades da USP é afetada por limitações orçamentárias. No entanto, a EEL tem suas particularidades e desafios únicos. Estamos empenhados em buscar tratamento diferenciado para nossa Unidade, considerando nossa história desde a incorporação pela USP em 2006 e a crescente demanda por professores em relação ao número de alunos, especialmente nos novos cursos. Além disso, está em curso na Reitoria a análise da reposição de docentes oriundos da antiga FAENQUIL, pertencentes ao Quadro da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI), que já se desligaram da EEL ou estão em vias de se aposentarem.

2. Infraestrutura
Conforme informado aos representantes discentes dos Centros Acadêmicos e ao Diretório Acadêmico da EEL, muitas melhorias estão em andamento ou em vias de contratação, tais como: reforma de todas as salas de aula com readequação dos espaços, melhora da acessibilidade, atualização do mobiliário, instalação de equipamentos novos de ar- condicionado; reforma dos laboratórios de química e de informática, atualização dos equipamentos de informática e reforma dos  auditórios etc. Todo esse avanço foi realizado em três anos de nossa gestão, quando em dois deles estávamos em condições precárias de funcionamento da Unidade, por conta da pandemia da COVID-19.

3. Ingresso e permanência estudantil
Todas as formas de ingresso na USP foram recentemente reformuladas para atender às políticas de equidade e de inclusão. Quanto à permanência estudantil, houve um aumento significativo no orçamento da USP destinado a apoiar os estudantes. As bolsas do Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil (PAPFE) e do Programa Unificado de Bolsas (PUB) também foram ampliadas, como divulgado pela Reitoria.

4. Considerações finais
A Diretoria da EEL reforça a importância da responsabilidade e da sustentabilidade financeira da Universidade. O orçamento é público, transparente e finito. A USP tem buscado soluções que respeitem a atual realidade financeira, mantendo a qualidade do Ensino e da Pesquisa.

Portanto, solicitamos a todos que considerem esses aspectos enquanto continuamos a buscar melhorias para a EEL. É preciso encontrar soluções que equilibrem as necessidades legítimas do corpo discente com as limitações orçamentárias da Universidade. Com diálogo e colaboração, podemos alcançar nossos objetivos de forma eficaz e justa.

Agradecemos a compreensão e o comprometimento de todos.

A Diretoria da EEL e Chefes de Departamento – Em 28/09/2023